Motores hidráulicos
Se você procura por Motores hidráulicos, você encontra no website da Jotaflex, cote produtos com nossos profissionais e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.
O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES HIDRÁULICOS
Motores hidráulicos, ou atuadores rotativos, transformam a energia do fluido em movimento mecânico de rotação. Os motores hidráulicos são do tipo de deslocamento fixo ou de deslocamento variável.
Deslocamento refere-se à quantidade de fluido necessária para forçar o motor durante um ciclo completo (rotação), sendo medido em centímetros cúbicos por rotação (cm3/rot). Como o nome indica, motores hidráulicos de deslocamento fixo deslocam a mesma quantidade de fluido em cada revolução. Motores de deslocamento variável têm um dispositivo de controle que permite que o deslocamento seja variado.
A velocidade dos motores depende do deslocamento de fluido e da vazão do fluido. Para motores de deslocamento fixo, se a vazão permanecer constante, a velocidade será constante.
Para motores de deslocamento variável, se a vazão permanecer constante, a velocidade pode ser ajustada alterando-se o deslocamento por revolução.
Além da velocidade, dois outros fatores a considerar para selecionar um motor hidráulico, são o torque e a potência. O valor do torque se relaciona com a forca de giro do eixo. Ele depende da pressão e da distância radial ao centro do eixo do motor. A capacidade de torque de saída de um motor aumenta sempre que a pressão ou deslocamento são aumentados. A velocidade e o torque juntos vão determinar a potência disponível para mover o equipamento acionado.
OS TRÊS TIPOS DE MOTORES HIDRÁULICOS
Motores hidráulicos de engrenagens: são sempre de deslocamento fixo. Consistem de duas engrenagens – a engrenagem motora e a engrenagem movida – e um corpo com um pórtico de entrada e outro de saída para o fluido. O fluido sob pressão que entra no motor faz com que as engrenagens girem em direções opostas, engrenando-se num ponto a meio caminho entre os pórticos de entrada e de saída. O torque se desenvolve como resultado a resistência das engrenagens à vazão.
O projeto simples do motor de engrenagens significa que ele custa menos para ser produzido e é menos sujeito a quebras. Ele também pode suportar um nível maior de contaminação do fluido do que outros motores.
Motores hidráulicos de palhetas: podem ser de deslocamento fixo ou variável. Possuem um rotor que gira dentro de um corpo cilíndrico. Palhetas colocadas dentro do rotor deslizam para dentro e para fora à medida que o rotor gira. A força do fluido pressurizado entre as palhetas cria o torque.
Motores hidráulicos de pistões: podem ser de deslocamento fixo ou variável. Há dois tipos de motores de pistões: Axiais e Radiais.
No motor de pistões axiais, o fluído escoa através do pórtico de entrada, forçando o pistão a se expandir. O bloco de pistões gira a medida que o pistão se expande. Se o angulo da placa oscilante for fixo, então o motor de pistões é de deslocamento fixo. Se o ângulo da placa oscilante pode ser variado, o motor é dito de deslocamento variável.
No motor de pistões radiais, os pistões são alojados dentro de um bloco. Quando o fluído entra no motor através de um distribuidor, este força os pistões a se expandirem, provocando o giro do rotor, devido ao contato dos roletes dos pistões com um anel em forma de came.
Motores de pistão são mais eficientes que os motores de palhetas e os de engrenagens. No entanto, eles são também mais caros e mais sensíveis à contaminação de fluído.