Identificação, fornecimento e reposição de toda a linha de tratamento de ar e gases da Parker:

  • Secador de ar por refrigeração;
  • Secador de ar por adsorção;
  • Separador de condensado;
  • Filtro de partículas / coalescente e seus elementos filtrantes e
  • Filtro removedor de odores.
Tratamento de Ar e gases Tratamento de Ar e gases

Produtividade da indústria: o segredo está no ar

A pneumática é a tecnologia que permite a geração e controle do ar comprimido através da utilização de sistemas e componentes pneumáticos para comandar máquinas e equipamentos. É, mundialmente, uma das tecnologias mais utilizadas para a automação dos processos de manufatura, contribuindo para o aumento da produtividade e lucratividade das indústrias ao redor do mundo.

No entanto, se o ar comprimido não for corretamente tratado, contaminantes na linha de ar podem acarretar retrabalho e paradas não planejadas de produção, comprometendo a produtividade da linha ou processo e até mesmo a qualidade dos produtos finais. Com a elevação da pressão e da temperatura do ar decorrentes do processo de compressão, estes contaminantes se tornam ainda mais prejudiciais.

Ao deixar o compressor e circular pela tubulação, o ar comprimido se resfria, levando o vapor de água misturado ao ar a se condensar, ao acúmulo de água e à oxidação da tubulação. O próprio compressor de ar também libera contaminantes, como por exemplo óleo e partículas metálicas resultantes do desgaste de componentes. A combinação de partículas sólidas com água e óleo pode ocasionar uma série de problemas, entre eles a obstrução de orifícios, travamento de válvulas, desgaste prematuro das vedações, erosão dos componentes pneumáticos, imperfeições em processos de pintura, erros de leitura de instrumentos e finalmente a redução da eficiência e produtividade das máquinas e equipamentos.

Solução definitiva

A função dos filtros é retirar do ar os contaminantes sólidos e o aerosol de óleo. Já o secador de ar é necessário para a eliminar o vapor de água. Para se obter um ar realmente livre de contaminantes, filtros e secadores de ar devem ser especificados de forma correta e sua manutenção preventiva (troca de elementos filtrantes, limpeza do condensador e sistema de drenagem) deve ser frequente.

Ampliando a confiabilidade

A escolha do equipamento ideal de purificação do ar comprimido deve ser feita considerando a qualidade do ar, o custo de manutenção e o suporte oferecido pelo fabricante. Somente desta forma a produtividade de sua linha e a qualidade dos seus produtos ficará realmente garantida. A série Domnick Hunter da Parker é conhecida pela sua alta qualidade e vale a pena conhecê-la.

Tratamento de Ar e gases

A linha de filtros coalescentes OIL-X-EVOTUTION

Os filtros coalescentes OIL-X EVOLUTION fabricados pela Parker Domnick Hunter são os filtros de ar comprimido mais eficientes em termos de economia de energia do mundo, e as indústrias confiam nesse nível de tecnologia para produzirem com eficiência e sem problemas.

Embora os filtros consigam remover a contaminação sólida e líquida, não conseguem remover o vapor de água, que deve ser extraído com um secador de ar comprimido.

Em geral, não é econômico ou necessário secar todo o ar da fábrica seguindo o padrão mais alto. O normal é secar o ar do condutor em anel fechado com um secador por refrigeração e secar apenas o ar para aplicações críticas com um secador dessecante.

A Domnick Hunter criou e patenteou as primeiras linhas de secadores dessecantes modulares PNEUDRI, que ainda hoje são referência de mercado e largamente usados no mundo todo. Algumas aplicações críticas exigem um ponto de orvalho de pressão de menos 70°C pdp, porém, a maioria dos clientes opta por menos 40°C pdp porque abaixo de menos 26°C pdp o crescimento bacteriano é inibido e não há risco de contaminar processos ou estragar produtos finais.

Vantagens da linha Parker Domnick Hunter:

  • Oferecem ar com a qualidade de acordocom a ISO 8573-1:2001, a norma internacional para a qualidade do ar comprimido;
  • O desempenho da filtração foi auditado independentemente pela Lloyds Register;
  • O desempenho dos filtros coalescentes foi testado dentro dos rigorosos requisitos da ISO 12500-1;
  • Filtros de remoção de pó testados de acordo com os métodos de ensaio da Norma ISO 8573;
  • Atendem a todas as aplicações de ar comprimido e a todos os tipos de compressores;
  • Baixa perda de carga inicial e durante a operação economiza energia, dinheiro e protege o meio ambiente;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Os filtros coalescentes e de remoção de pó garantem a qualidade do ar comprimido por um ano, garantia que é automaticamente renovada com uma manutenção anual;
  • Todas as carcaças dos filtros OIL-X EVOLUTION possuem uma garantia local de 10 anos;
  • Auxilia na redução da emissão de dióxido de carbono no ambiente.
Tratamento de Ar e gases

A Série H Internacional, da Divisão Finite Filter, é a solução ideal para a maioria das aplicações de ar e gás comprimido. As carcaças estão disponíveis para elementos coalescentes, de partículas e remoção de vapores de óleo. Este produto de categoria e qualidade mundial pode melhorar muito seus sistemas de ar e gás comprimido.

Tratamento de Ar e gases Tratamento de Ar e gases Tratamento de Ar e gases

Sugerimos uma visita às páginas Tubos de alumínio e conexões Parker Transair e Geradores de Nitrogênio.


1Jotaflex filtros Oil-X-Evolution - Parker Domnick Hunter 2Jotaflex filtro Oil-X-Evollution remocao de vapor de oleo - Parker Domnick Hunter 3Jotaflex filtro Oil-X-Evolution separador de condensado - Parker Domnick Hunter 4secadores e filtros para ar e gases - Parker Domnick Hunter - Jotaflex