(11) 3308-6600 / (11) 4587-0017 FAX

Filtros Hidráulicos

Trabalhamos com filtros hidráulicos nominais e absolutos e seus elementos filtrantes da marca Parker e Parker HDA.

Além de acessórios para circuitos hidráulicos: visores de nível, bocais de enchimento, acoplamentos, manômetros e braçadeiras para tubos.

A importância dos filtros hidráulicos

Sabendo que a força hidráulica é a mais utilizada na indústria atualmente, é fundamental proteger seus componentes como bombas, válvulas e cilindros de desgastes prematuros. Para isso, é preciso manter o óleo hidráulico livre de contaminantes. Desta forma é possível reduzir significamente a deterioração prematura de equipamentos de alto valor agregado.

A melhor aplicação para filtros hidráulicos é aquela que protege o sistema de acordo com as necessidades e especificações dos componentes mais sensíveis e/ou de alto valor agregado. Muitas vezes a utilização de sistemas de filtração não é reconhecida pelo usuário, pois a inserção do filtro não aumenta a performance do equipamento de forma aparente; porém, a filtração hidráulica tem um papel-chave para o bom funcionamento das máquinas.

Sem ela, o óleo contaminado desgasta por atrito todos os componentes com que tem contato, acarretando manutenção prematura, perda de eficiência e de produtividade. Aproximadamente 75% das falhas em equipamentos hidráulicos são atribuidas ao excesso de contaminação do fluido, já que este processo acontece o tempo todo.

Os contaminantes são oriundos de poeira em suspensão no ambiente, condensação da umidade do ar em reservatórios e no armazenamento, aeração causada por componentes mal dimensionados como bombas, válvulas e cilindros, entre outros.

Por isso, é essencial manter o fluido hidráulico em boas condições e dentro da classe de contaminação exigida pelo equipamento, pois isso se traduzirá em baixo índice de desgaste, fazendo com que os componentes atendam as suas expectativas de vida, com consequente redução das paradas não programadas e redução significativa no custo de reposição dos componentes danificados. O investimento em tecnologias de filtração garante produção em dia, melhor atendimento ao cliente com entregas no prazo e redução no custo de manutenção.

A gestão não-adequada do fluido hidráulico impacta diretamente na vida útil do sistema e de seus componentes, resultando diretamente na perda de eficiencia do sistema, redução na disponibilidade do equipamento e elevado custo de reposição de seus componentes. Os impactos e danos aos sistemas são muitos, e o descontrole dos contaminantes se agrava ao longo do tempo. Como consequência, pode ocorrer a quebra de bombas, perda de eficiência do equipamento e entupimento de válvulas.

Lembre-se dos filtros. Em todos os sistemas hidráulicos, sejam eles mobil ou industriais, os sistemas de filtração são fundamentais, pois sempre que o fluido não apresentar a qualidade requerida pelos componentes do sistema ele estará provocando o desgaste prematuro e impactando diretamente na performance dos equipamentos, comprometendo os resultados esperados.

Sugerimos uma visita à página Monitoramento de fluidos hidráulicos, lubrificantes e combustíveis através do link http://www.jotaflex.com.br/produtos/monitoramento-de-fluidos


1Filtros hidráulicos de sucção Parker HDA - Jotaflex 2Filtros hidráulicos de pressão Parker HDA - Jotaflex 3Acoplamentos flexíveis Parker HDA - Jotaflex 4Flanges flexíveis Parker HDA - Jotaflex